perguntas para o corretor imobiliário

A compra de um imóvel certamente é um grande momento na vida de uma pessoa. Afinal de contas, o novo imóvel também significa um novo capítulo na história de alguém, com bons momentos sendo compartilhados com os amigos e a família. 

Por ser uma etapa tão importante, o momento da compra do imóvel ideal gera muitas dúvidas. Por isso, nada melhor do que contar com o trabalho de profissionais especializados em fazer você encontrar a casa ou apartamento perfeito. 

Ao contratar os serviços de uma imobiliária especializada, é o corretor de imóveis que irá nos auxiliar em todas as etapas necessárias para encontrar a melhor opção para sua personalidade e estilo de vida. 

Pensando nisso, preparamos uma lista com as perguntas mais importantes para fazer ao seu corretor acerca do imóvel desejado por você. Confira!

1) Quais as opções de pagamento e parcelamento?

Confira quais as formas de pagamento disponíveis para o imóvel que você deseja. O pagamento é à vista ou financiado? Caso seja a segunda opção, quais são as possibilidades de financiamento? Há alternativas para negociar o valor do imóvel? 

Tudo isso garante que você consiga fechar negócio de acordo com as suas condições e dentro da sua realidade.

2) Este imóvel combina comigo e/ou com minha família?

Morar sozinho ou com a família faz toda a diferença na hora de escolher o imóvel. É importante questionar se a infraestrutura da casa está preparada para receber todos os moradores de maneira adequada. O número de quartos é suficiente? As áreas comuns conseguem proporcionar conforto e lazer? 

Saber tudo isso previamente faz com que a escolha seja muito mais acertada.

3) Há variedade de serviços e facilidades na região?

Procure saber com seu corretor se a região é rica em centros comerciais, parques, clubes, escolas, bancos, farmácias e demais serviços que forem importantes para tornar seu cotidiano mais prático. 

É imprescindível morar numa região da cidade que possua serviços que atendam às suas necessidades.

4) Você tem mais informações sobre a vizinhança?

O processo de mudança nem sempre é fácil. Uma vizinhança acolhedora e disposta a ajudar certamente faz toda a diferença. Identifique com seu corretor a respeito de como é a vizinhança do seu condomínio, rua e/ou bairro. 

Informações como a faixa etária e perfil das pessoas que moram naquela região fazem toda a diferença.

5) Qual o valor do condomínio?

Caso o imóvel desejado fique em um condomínio ou edifício, não se esqueça de perguntar o valor do condomínio. A tarifa adicional deve ser um valor que caiba em sua realidade financeira.

6) Quais as taxas adicionais e parte burocrática?

Ao comprar um imóvel novo, é importante estar ciente de que você poderá ter que arcar com eventuais despesas extras. 

Esclareça-as com seu corretor. Informações como valor do IPTU, taxas de transferência e outros registros, tudo isso deve ser colocado na ponta do lápis.

7) Como é a segurança na região?

Indague seu corretor - e também outros moradores - a respeito da segurança da região. Descubra se a região da cidade escolhida por você possui boa iluminação e policiamento constante. 

8) Qual a idade do imóvel?

Descubra o tempo de existência da casa ou apartamento, bem como se já foram feitas reformas e manutenções pelos moradores anteriores. Esse tipo de pergunta visa evitar transtornos posteriores em relação à estrutura do local.

9) Qual o estado de conservação do imóvel?

Antes de fechar negócio, cheque se o imóvel necessita de reformas. Procure saber a respeito da estrutura elétrica e hidráulica da casa ou apartamento, e descubra se você precisará arcar com reformas no futuro.

10) Quais as perspectivas de valorização do imóvel?

Comprar um imóvel é um investimento. Caso você tenha interesse em vender a casa ou apartamento posteriormente, descubra com seu corretor as perspectivas de crescimento regional e potencial de valorização imobiliária no local. 

E aí, o que achou das perguntas? Que outras dúvidas você acha que não podem faltar para o corretor de imóveis? Conta pra gente nos comentários! 

O Blog da Axis 21 é atualizado semanalmente com novidades. Até a próxima!