Ao adquirir uma casa nova, alguns dos itens mais requisitados certamente são o conforto e a praticidade. Afinal de contas, estamos sempre em busca de algo mais moderno e de padrão elevado. 

Por esse motivo, muitos desejam imóveis com características que vão além de boa localização, segurança e facilidades no condomínio. 

Nos últimos anos, é notável a elevação na procura por empresas de automação residencial, bem como imóveis que ofereçam diferenciais tecnológicos. Com isso, surgem soluções e empresas que buscam instalar sistemas e softwares para que casas e apartamentos se tornem o que conhecemos atualmente como “casas inteligentes”. 

Utilizando recursos de automação residencial, as chamadas casas inteligentes já não são apenas tendência, mas a realidade para muitas pessoas. O motivo é simples: com um dia a dia tão corrido, esse tipo de tecnologia permite que o morador controle uma série de funções de sua casa utilizando o próprio computador ou o smartphone. 

Há grande variedade de aplicações e personalização dos sistemas para que ele seja adequado ao estilo de vida do residente. 

Interessou? Então continue a leitura e descubra ainda mais sobre as casas inteligentes! 

Casas inteligentes e a Internet das Coisas

De modo resumido, casas inteligentes são aquelas que são intensamente integradas a sistemas computadorizados e de inteligência. Essa ideia ganhou força e se tornou possível a partir do avanço das conexões sem fio, que possibilitou a criação do que é hoje conhecido como Internet das Coisas. 

A Internet das Coisas é um conjunto de tecnologias que busca conectar não apenas computadores, mas qualquer equipamento ao mundo on-line. Estamos falando de utensílios domésticos, móveis, eletrodomésticos, entre outros. 

Por estarem conectados à uma rede, é possível controlá-los por controle remoto ou até mesmo quando o dono não está perto de casa. 

Funcionalidade

Trata-se de uma automação geral de tarefas domésticas, sistemas audiovisuais, de segurança e iluminação. Em geral, o controle é feito através de um painel eletrônico instalado em algum cômodo principal na própria casa. 

Uma das vantagens apontadas está na maior sensação de praticidade e controle, já que a maioria das funções estará a apenas  um comando de distância. Esse tipo de comodidade serve bem para pessoas com estilo de vida atarefado, que não possuem tempo para realizar todo o trabalho de gestão domiciliar manualmente. 

É possível controlar aspectos de todos os cômodos da casa de perto ou à distância, com o uso de sites e aplicativos próprios. 

Confira também: 5 apps para decorar seu imóvel perfeitamente!

Benefícios das casas inteligentes

O conceito de casa inteligente é vantajoso pelo conforto, praticidade e segurança oferecidos. Existe inclusive a possibilidade de economia de energia, já que há um maior controle simultâneo do funcionamento dos cômodos e aparelhos, utilizando um sistema único e integrado. 

Como exemplo do que pode ser controlado por meio dos dispositivos, podemos citar: 

Configurar as temperaturas padrão dos ambientes ou alterá-las de acordo com as condições do dia ou da noite;

  • Ajustar a iluminação de cômodos para que as luzes acendam e apaguem em um horário determinado e personalizável 
  • Abrir ou fechar cortinas, portas, persianas, permitindo maior aproveitamento do sol ou protegendo contra ventos e chuvas. 
  • Controlar temperatura de aquecedor, ar-condicionado, duchas e banheiras 
  • Tocar músicas na casa, seja como despertador, música ambiente ou para festas e eventos 
  • Ligar ou desligar aparelhos de TV ou cinema 
  • Ligar, desligar e monitorar alarmes e sistemas de segurança em tempo real,  à distância, no trabalho ou em uma viagem 

E aí, o que achou do conteúdo? O Blog da Axis 21 é atualizado frequentemente com novidades. Até a próxima!

atendimento com corretor