Ser mãe é uma tarefa que envolve muito cuidado e, acima de tudo, responsabilidade.

Durante os preparativos para a chegada de um filho, muitas mães podem ficar em dúvida sobre quais mudanças, reparos e reformas devem ser realizados para a chegada de um recém-nascido.

Por isso, nós preparamos uma lista com diversas dicas de como preparar seu imóvel e deixá-lo do jeito certo para receber o mais novo membro da família. Confira!

O quarto do bebê

É claro que a primeira coisa que toda mãe pensa, quando um filho está para nascer, é na decoração do quarto do bebê. Afinal de contas, que mãe não quer o filho num cômodo todo especial e preparado só pra ele. Mas, nessa hora, talvez seja interessante pensar na praticidade.

Por que não investir, por exemplo, num berço mais alto? Ele garante que a mãe (muitas vezes recém saída de uma cesárea) não tenha que se curvar muito para cuidar do filho ou botá-lo para dormir no dia a dia.

É também essencial prezar pela limpeza constante do cômodo, bem como do mosqueteiro e objetos que possam acumular poeira e ácaros, como roupa de cama e bichinhos de pelúcia.

Cuidados na cozinha

A rotina é sempre apertada, e a chegada de um recém nascido acaba mexendo ainda mais com a rotina. No caso da cozinha, é interessante separar um espaço só para guardar as coisas do bebê, como mamadeiras e ingredientes especiais para preparar as refeições.

Mais uma coisa: mesmo que a gente queira os pequenos junto da gente o tempo todo, a cozinha (em especial na hora de cozinhar) não é um cômodo ideal para crianças.

Por isso, é interessante que utensílios pequenos, perigosos ou cortantes sejam transferidos para gavetas e armários mais altos, para que eventuais acidentes possam ser evitados. Todo cuidado é pouco!

Janelas: ar fresco e segurança

As janelas também merecem a devida atenção. É importante que elas estejam presentes nos cômodos frequentados pelo bebê, garantindo que o ambiente esteja sempre devidamente arejado. É interessante, também, já pensar no futuro: quando o pequeno já não estiver tão pequeno assim, a vontade de descobrir o mundo irá tomar conta dele. Por isso, telar as janelas pode ser uma garantia a mais de tranquilidade para os pais.

Fique de olho na decoração

A chegada de um novo membro à família já pressupõe mudanças, e nem sempre pensar apenas no quartinho do bebê é o suficiente. Checar a decoração e avaliar se ela apresenta algum perigo para a criança é necessário.

Além disso, talvez ter tapetes (que podem ser escorregadios) em ambientes de grande circulação não seja uma boa ideia. Investir em móveis seguros e evitar itens de decoração que fiquem pendurados ou alcance de crianças pequenas são detalhes que definitivamente farão a diferença à longo prazo. Pense nisso!

Escadas e outras dicas importantes

Se sua casa possui mais de um andar, as escadas também necessitam de atenção especial. Instalar portões de proteção nas escadas garante que o bebê (que vai começar a engatinhar e andar mais cedo do que você imagina!) não sofra nenhum acidente.

Além disso, opte por móveis com cantos arredondados ou encontre adaptadores de móveis, além de protetores de tomada. Seu filho seguro e você tranquila, tem coisa melhor?

Confira também nossa lista especial de imóveis alto padrão que têm cara de mãe!

E aí, o que achou das dicas? Envie para mamães e outras pessoas que estão no aguardo de um recém nascido em breve. Aproveite para dizer o que achou nos comentários e dar outras dicas! O blog da Axis 21 é atualizado semanalmente com diversas novidades. Até a próxima!