montar horta em casa apartamento

Montar uma horta na sua casa ou apartamento é menos complicado do que parece. E ter uma horta domiciliar possui diversas vantagens. Nada melhor que possuir temperos e vegetais frescos e ao alcance de todos na hora de preparar refeições, não é mesmo? 

Pensando nisso, preparamos as dicas principais de tudo que é necessário para montar uma horta incrível e funcional em sua casa ou apartamento. Confira! 

Monte a sua horta: passo a passo 

Inicialmente, a primeira coisa a se pensar é que a horta deve ser instalada em um lugar com luz solar frequente, por pelo menos cinco horas por dia. 

Pode ser próxima a uma parede que bata sol ou ainda na sacada ou janela. Se isso não for possível, será necessário optar por plantas que exijam menor quantidade de luz solar. 

Após escolher o local, é importante decidir se você irá plantar brotos ou sementes. O primeiro costuma ser mais fácil, pois são pequenas plantas que podem ser colocadas nos vasos. Os brotos costumam se desenvolver mais rapidamente, apesar de não serem tão baratos quanto as sementes. 

As sementes são uma opção mais econômica, mas costumam requerer mais experiência. Além disso, nem sempre é possível ter certeza de que as sementes germinarão. Para essa opção, é necessário esperar o processo de germinação e, em seguidas, transferir os brotos para um vaso maior. Após essas dicas iniciais, siga o passo a passo abaixo: 

  • Escolha os vasos ou jardineira e prepare-os. O fundo pode ser coberta com uma manta geotêxtil, a qual impede vazamento e escoamento de terra quando você for regar as plantas. 
  • Escolha as plantas que deseja cultivar. Algumas sugestões são hortelã, salsinha e cebolinha para temperos. Tomate cereja, morangos e amoras são boas opções de frutos para uma horta domiciliar. Já para quem deseja cultivar hortaliças, alface e espinafre são boas alternativas. 
  • Para o plantio, utilize terra especial. Esse item pode ser encontrado facilmente em casas de jardinagem. É importante, além de escolher a terra certa, plantar cada semente ou broto com espaçamento suficiente entre um e outro. Isso garante que as raízes possam se desenvolver adequadamente. Por último, cubra as futuras plantas com mais terra. 
  • Após o plantio, é necessário avaliar se os vasos estão posicionados da maneira correta. Algumas plantas precisam de mais ou menos exposição solar, então é imprescindível garantir que seus brotos estão recebendo a quantidade de água e sol necessários para sobreviver e crescer. Acompanhe o progresso diariamente e, se necessário, mude a posição de alguns vasos para melhores resultados. 

Horta em casa: vida saudável, sustentabilidade e decoração 

Além das dicas acima, não podemos esquecer de mencionar que, além de tudo, uma boa horta também enriquece a decoração da casa. Por isso, utilize latas decoradas, garrafas e outros elementos de jardinagem que trazem um ar mais personalizado para sua horta particular. 

Viu só como ter uma horta em casa é possível? Com um pouco de cuidado e dedicação, você logo terá um espaço que irá propiciar, além de alimentos frescos e orgânicos, um upgrade sustentável na decoração do seu lar. Bom demais! 

O Blog da Axis 21 é atualizado semanalmente com novidades. Até a próxima!