consórcio imóveis curitiba

Comprar uma casa requer muita pesquisa e preparo. E ainda que muitas pessoas tenham o desejo de comprar uma casa à vista, nem sempre isso é viável ou possível. 

Por esse motivo, o futuro comprador deve estar aberto a conhecer todas as alternativas disponíveis para tornar seu sonho realidade. 

Hoje vamos falar sobre o consórcio imobiliário, modalidade de compra na qual um grupo de pessoas interessadas se reúne para realizar o financiamento imobiliário, pagando parcelas para uma empresa administradora todos os meses. 

Quer saber mais sobre o consórcio imobiliário e descobrir se ele é uma solução para conseguir adquirir um imóvel? Então continue a leitura e confira!

O que é um consórcio de imóveis?

Todo consórcio parte da mesma lógica: um grupo de pessoas com um mesmo objetivo de compra (nesse caso, uma casa ou apartamento) se reúne para arrecadar um montante durante determinado período de tempo. 

A partir disso, mensalmente um integrante do consórcio é contemplado com uma carta de crédito. Com o valor agora em mãos, o comprador pode adquirir seu novo imóvel.

Como funciona o consórcio imobiliário?

Como citamos anteriormente, o consórcio é uma contribuição mensal realizada por todos os seus integrantes. O valor, no entanto, é variável. Essa quantia é definida a partir do valor desejado para a carta de crédito. 

Até o fim do consórcio, todos os meses um participante é sorteado e recebe o valor para poder comprar seu imóvel. Ainda que os sorteios aconteçam em igualdade de condições para todos, é possível ofertar lances visando acelerar a contemplação. 

Os lances podem ser dados fazendo uso do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), por exemplo.

Vantagens do consórcio imobiliário

Sem necessidade de entrada

O valor escolhido pelo participante será dividido integralmente, não sendo necessário pagar uma quantia antecipada. 

É uma ótima opção para quem não possui fundos para dar uma entrada ou que preferem usar o valor para outros fins, como reformas e gastos com documentação.

Livre de taxa de juros 

No consórcio, não há juros. Isso é especialmente interessante para aqueles que querem evitar taxas de juros que podem ser aplicadas em outras modalidades de compra. 

De modo geral, é cobrada apenas uma taxa administrativa, que é distribuída no valor de cada parcela. Tudo isso torna o custo final e as parcelas bem menores, o que tende a ser vantajoso para muitas pessoas. 

Variedade de planos 

Uma das maiores vantagens apontadas por empresas e consorciados é a grande quantidade de planos disponíveis. Isso permite que o participante opte pelo consórcio que mais se encaixa com seu perfil e realidade. 

Sorteios ou lances 

Aqueles que optam por um consórcio tem a opção de contar com a sorte, ou podem acelerar o processo para serem contemplados mais rapidamente. 

No primeiro caso, estamos falando daqueles que optam por pagar apenas o valor mensal, que participam do sorteio normalmente. 

Entretanto, a segunda opção diz respeito às pessoas que optam por oferecer um lance. Se o lance for o maior oferecido naquele mês, o consorciado será contemplado com a carta de crédito. 

Como dissemos anteriormente, pode-se oferecer um lance utilizando o FGTS. Outra opção é oferecer um lance utilizando uma porcentagem da própria carta de crédito. Isso é conhecido como lance embutido

Um consórcio de imóveis é vantajoso para mim? 

Essa pergunta não é tão simples de ser respondida. No entanto, a primeira coisa é ponderar se você possui condições financeiras para entrar em um investimento de longo prazo

Essa modalidade de compra mostra-se vantajosa pela série de fatores que destacamos ao longo do texto. 

Porém, é necessário ter em mente que a contemplação nem sempre acontecerá de maneira ágil, especialmente porque ela pode acontecer por sorteio ou por lance. 

Existem opções de consórcio com duração de dez, quinze anos. Então, essa modalidade de compra é ideal principalmente para quem é paciente e não tem pressa em comprar um imóvel. 

Outro detalhe: é preciso garantir que sua agência de consórcios seja escolhida com cautela. É preciso garantir a idoneidade e transparência da empresa. Por isso, fuja de anúncios que ofereçam vantagens excessivas e condições mirabolantes. 

Com essas dicas, esperamos que você tenha entendido e tirado algumas de suas dúvidas a respeito do consórcio imobiliário. Se tiver mais alguma dúvida, não deixe de escrever para a gente nos comentários. 

O Blog da Axis 21 é atualizado semanalmente com novidades. Até a próxima!