Surgida na década de 60, num contexto pós-guerra, a decoração minimalista preza pela elegância. Entretanto, o fator principal está na simplicidade. Nesse tipo de ambiente, não se encontram enfeites abundantes ou exagero de móveis e peças. Pelo contrário, aqui o lema é o famoso “menos é mais”. 

Motivos para querer esse tipo de decoração em seu imóvel não faltam. Em apartamentos, em que o espaço pode ser consideravelmente menor que o de uma casa, ter uma decoração sem tantos objetos expostos pode tornar os cômodos mais produtivos e equilibrados. 

Uma decoração mais minimalista também beneficia aqueles que não podem gastar tanto tempo com a limpeza. Além disso, o minimalismo decorativo pode ser até mesmo ligado ao consumo consciente, uma vez que parte do pressuposto de ter apenas o necessário. 

Descubra abaixo mais detalhes de como criar a decoração minimalista perfeita para seu apartamento!

Ênfase na funcionalidade 

Minimalismo significa, entre outras coisas, ter apenas o necessário. No caso da decoração, isso se aplica muito à ideia de funcionalidade.

Ter vários porta-retratos, vasos, quadros e elementos em seus ambientes não são amigos de uma estética minimalista. Além disso, podem ser pouco práticos e encarecer sua decoração. 

Por isso, tenha isso em mente na hora de escolher os itens de decoração, e foque na qualidade e usabilidade em vez de quantidade. 

Atenção ao padrão de cores 

Você pode - e deve - dar personalidade a cada ambiente da sua casa. Entretanto, escolher padrões de cores mais neutras pode tornar sua decoração minimalista ainda mais bem feita. Isso porque optar por cores como branco, bege e cinza podem facilitar sua vida na hora de combinar com outros itens da sua decoração. Agora você já sabe: escolha as cores com cuidado! 

Mobília simples 

O minimalismo pede simplicidade. E os móveis, que devem seguir o restante da decoração, também entram nessa equação. Por isso, não é muito interessante escolher móveis muito chamativos ou com abundância de detalhes. 

Outro ponto importante é que, se você está em busca de espaços mais funcionais, é necessário escolher móveis que não tomem muito espaço no dia a dia. Você também pode aproveitar ou reformar móveis antigos, uma vez que o minimalismo também está muito atrelado ao consumo consciente. 

Apenas o essencial 

“Não ter coisas demais” é um dos mantras do minimalismo. Pense com cuidado em quais e quantos itens são estritamente essenciais para que sua casa seja, simultaneamente, estéticamente agradável e também funcional. 

Também é interessante pensar em itens que podem tornar seus ambientes mais espaçosos e iluminados, trazendo ainda mais a sensação de amplitude. Espelhos e divisões em vidro, por exemplo, podem trazer um charme todo especial ao seu apartamento. Que tal? 

E aí, o que achou das dicas? Para quem deseja um lar que transmita funcionalidade e organização, o minimalismo pode ser a ideia perfeita. Se esse tipo de decoração combina com você, mãos à obra! 

O Blog da Axis 21 é atualizado semanalmente com novidades. Até a próxima!