No início da vida a dois, uma das decisões mais importantes tomadas pelo casal diz respeito à escolha de um imóvel para morar. É um período especial que requer cautela e um planejamento cuidadoso. Essa atitude visa garantir que nenhum detalhe ficará de fora na hora de selecionar um novo lar para a família que está se formando.
Nesse momento, é necessário controlar a empolgação e os impulsos, para que o planejamento seja mais assertivo. Quer descobrir quais detalhes devem ser levados em consideração na hora da decisão? Deseja garantir que irá fazer um bom negócio escolhendo o melhor imóvel para casal? Confira!
Definindo o orçamento
De maneira geral, impulsividade não combina com boas escolhas. Isso é especialmente importante se estamos falando de um imóvel, que é uma compra de longo prazo e alto valor. Assim, o casal precisa ter certeza de que o investimento está dentro de sua realidade financeira. Isso diminui as chances de que a nova conquista se torne, futuramente, uma dor de cabeça financeira.
Por isso, um planejamento financeiro é imprescindível. Deve-se levar em consideração e situação financeira dos dois, possibilitando definir expectativas e projeções de despesas e crescimento para o futuro.
Outro ponto importante é não insistir na ideia de “imóvel ideal”. Isso geralmente leva a uma compra que está fora do que o casal precisa e pode manter. Tenha em mente que esse objetivo pode ser alcançado no longo prazo, de maneira tranquila e segura. E vocês não precisam comprometer suas finanças para isso!
Casa ou apartamento?
Optar por casa ou apartamento está diretamente relacionado ao estilo de vida do casal. Cada tipo de imóvel possui prós e contras, que devem ser levados em conta na hora da tomada de decisão.
Por serem geralmente menores, os apartamentos podem oferecer mais praticidade. Além disso, não possuir quintal dá menos trabalho de limpeza e manutenção. Isso pode ser especialmente importante para casais que não têm tanto tempo para cuidar desses detalhes.
Já as casas podem agradar casais que buscam privacidade e espaço mais amplo. Aqueles que gostam de quintal, jardim e mais liberdade para reformas e manutenção também se beneficiam ao escolher esse tipo de imóvel.
Ambas opções possuem vantagens e desvantagens. É necessário ponderar sobre todos os detalhes para garantir uma boa escolha.
O tamanho do imóvel para casal
O tamanho do imóvel pode variar bastante, dependendo de quantas pessoas irão morar nele. Por exemplo: para um casal jovem e sem filhos, uma casa com espaço tão amplo não é tão necessário.
Se o casal planeja ter filhos em breve, no entanto, é importante considerar um imóvel de metragem maior e com maior quantidade de quartos.
Outro fator a ser considerado é se o casal tem o costume de receber amigos e familiares em casa, o que pode demandar mais espaço e quartos de hóspedes.
Infraestrutura do edifício ou condomínio
Caso o imóvel escolhido pelo casal esteja num edifício ou condomínio, vale a pena investigar a infraestrutura do local. É importante conferir quais as vantagens e facilidades oferecidas aos moradores. Estamos falando de itens como piscina, academia e áreas comuns.
Também é importante ficar por dentro das regras e proibições do local, garantindo que estas estejam de acordo com os hábitos e o estilo de vida do casal. Um casal que possui animais de estimação não se daria tão bem em um local não pet-friendly, por exemplo.
Escolhendo a localização
A localização é um item extremamente importante para uma escolha de imóvel acertada. O casal precisa ponderar acerca de detalhes como:
- Proximidade de locais como bancos, supermercados, escolas, universidades, hospitais, entre outros;
- Proximidade ou fácil acesso à transporte público ou rotas para o local de trabalho, facilitando o deslocamento diário;
- Proximidade ou fácil acesso à pontos turísticos, restaurantes ou áreas de lazer/cultura.
Com essas dicas, esperamos que a tarefa de escolher o tão sonhado imóvel do casal se torne mais fácil. O blog da Axis 21 é atualizado semanalmente com novidades. Até a próxima!