Ao buscar um imóvel, um comprador certamente terá uma série de exigências. No caso de um imóvel alto padrão, provavelmente a procura será por uma arquitetura diferenciada, maior privacidade ou localização privilegiada. Ou todos esses aspectos simultaneamente.

O fato é que esse consumidor está à procura de um tipo de moradia sofisticado e diferenciado. Mas, com tantas opções e detalhes para se atentar, como saber se você está fazendo um bom negócio? 

Pensando nisso, preparamos um guia para quem pretende adquirir uma casa ou apartamento alto padrão. É um passo a passo completo a respeito das características essenciais desse tipo de imóvel, bem como dicas para que a transação de compra seja feita de maneira mais assertiva. Confira! 

A importância da localização

Um dos critérios mais levados em consideração, a localização deve ser uma decisão tomada com cautela. Imóveis alto padrão geralmente estão situados em bairros mais nobres da cidade, longe de locais com muito movimento de carros e pedestres. 

As casas e apartamentos costumam ser construídos em ruas e condomínios tranquilos, próximos à locais arborizados e silenciosos. 

Entretanto, isso não significa viver no isolamento. Na verdade, a dica é encontrar uma localização que seja, ao mesmo tempo, tranquila e funcional. Importante também que haja fácil acesso a escolas, hospitais, supermercados, restaurantes e avenidas principais.   

Outro ponto a ser levado em consideração é a segurança. Em geral, bairros mais tradicionais costumam ser mais seguros. Vale a pena pesquisar sobre os índices de criminalidade antes de fechar negócio. 

Arquitetura e acabamento

A arquitetura do  imóvel também é um diferencial a ser avaliado. Casas e apartamentos alto padrão não costumam ser parecidos com opções mais populares de moradia. 

Na verdade, imóveis alto padrão costumam ter seus projetos assinados por arquitetos renomados, fazendo com que o empreendimento seja mais original e um verdadeiro destaque diante dos demais. 

O acabamento também deve ser avaliado. Afinal de contas, espera-se que um imóvel de alto padrão seja finalizado com materiais de primeira qualidade. A ideia é que a beleza, conforto e durabilidade sejam garantidas. 

Por isso, cada detalhe conta. Seja na fachada, na escolha das cores e dos pisos, nas condições dos jardins e piscina, entre outros. Afinal de contas, um imóvel é, acima de tudo, um investimento!

Tamanho do imóvel

Muitos novos imóveis estão sendo lançados com espaços cada vez mais reduzidos. Isso acontece por uma série de motivos: viabilidade econômica, menor número de terrenos e famílias cada vez menores. 

Entretanto, essa não é uma regra no caso de um imóvel alto padrão. De maneira geral, casas e apartamentos alto padrão contam com ambientes consideravelmente mais espaçosos, se comparados à opções mais populares. 

E, para quem busca esse tipo de imóvel, mais espaço significa mais possibilidades. 

É possível, por exemplo, usufruir de um jardim maior ou área privativa mais ampla. Pode-se ainda receber mais hóspedes e convidados, ou aproveitar de maior espaço para crianças e animais de estimação. 

Há também mais espaço para itens de decoração e objetos de arte, como vasos, pinturas e esculturas. A maior quantidade de cômodos como quartos e banheiros também fazem a diferença na hora da decisão. 

Serviços e opções de lazer

Outra característica que deve ser levada em conta é quantidade de serviços e a presença de áreas de lazer, tanto dentro do condomínio/edifício quanto nas redondezas. 

Isso é especialmente interessante para quem tem filhos e deseja garantir que estes estejam em total segurança na hora de brincar. Por isso, opções de imóveis com playground, piscinas e brinquedoteca certamente se destacam das demais. 

As áreas comuns também devem ser pensadas para os adultos. Locais propícios para prática de esportes e contato com a natureza são mais que bem vindos. Locais com saunas, academias e spas também são opções interessantes. 

Outras dicas importantes

Após analisar atributos como localização, segurança, arquitetura, tamanho do imóvel, acabamento, áreas de lazer e outros, chega a hora de tomar uma decisão. 

É importante ressaltar que as melhores opções de imóveis geralmente são anunciadas em imobiliárias tradicionais e confiáveis. Por isso, faça muita pesquisa e encontre a melhor imobiliária para atender suas necessidades! 

Após isso, encontre-se com o corretor imobiliário, deixando claras as suas exigências e expectativas. Em seguida, visite diversas opções de imóveis que combinam com você e seu estilo de vida. Depois de todos esses passos, chega a hora de discutir todas as condições e passar pelos trâmites envolvidos em assinar o contrato e fechar negócio. 

Com esse passo a passo, esperamos que você se sinta mais preparado para fazer a escolha perfeita. Se tiver mais dúvidas, não esqueça de deixar pra gente nos comentários. 

O Blog da Axis 21 é atualizado semanalmente com novidades. Até a próxima!