como investir em imoveis em 2021 vale a pena curitiba imobiliária alto padrão

Em 2020, a instabilidade econômica causada pela pandemia mostrou aos investidores a real importância de diversificar seus ativos. Com isso, muitas pessoas se voltaram a um ramo de investimento tradicionalmente seguro e rentável: o segmento imobiliário. 

Para 2021, acredita-se que o mercado de imóveis estará aquecido. Isso dá aos investidores ainda mais confiança e possibilidades de investimento dentro de um ramo que, ao contrário de outros mercados, tem tudo para apresentar um crescimento considerável. 

Motivos para isso não faltam: a Selic continua historicamente baixa, o que torna as condições de compra e financiamento de imóveis mais facilitada em bancos de iniciativa pública e privada. 

Pensando nisso, preparamos um guia sugerindo os tipos de investimentos que podem ser realizados e as principais opções para ganhar dinheiro com imóveis em 2021. Confira! 

Ganhar com aluguel 

Se você tiver um imóvel próprio não utilizado ou deseja adquirir um novo, alugar pode ser uma alternativa fácil e rentável. Isso porque, atualmente, é mais fácil conseguir locatários para seus imóveis.

Grande parte da geração nascida nos anos 90 e 2000 prefere alugar do que comprar. Isso acontece por diversos fatores, mas os principais são que os jovens adultos de hoje em dia buscam mais mobilidade, seja por conta de viagens mais constantes ou a busca de oportunidades de emprego e moradia em outros bairros e cidades. 

Por isso, caso você deseje um investimento que traga retorno ágil, alugar pode ser uma opção interessante! 

Investindo em fundos imobiliários 

Fundos Imobiliários (FII) dizem respeito a investimentos destinados a empreendimentos imobiliários. Além da aquisição de direitos reais sobre bens imóveis, os fundos incluem o investimento em títulos relacionados ao segmento imobiliário. 

Alguns exemplos são as letras de crédito imobiliário (LCI), letras hipotecárias (LH), certificados de potencial adicional de construção (CEPAC), certificados de recebíveis imobiliários (CRI), entre outros. 

A principal maneira de retorno sobre investimento de um FII é por meio de uma distribuição periódica de resultados, que costuma ser mensal ou semestral. A renda desse fundo pode vir de aluguéis, receita relacionada à incorporação ou ganho de capital na venda dos direitos reais sobre os imóveis, ou ainda juros ganhos com os títulos imobiliários. 

Pela variedade de possibilidades de retorno, investir em fundos imobiliários pode ser uma boa alternativa. 

Reformar para revenda 

Para quem busca um lucro mais robusto, uma boa opção pode ser comprar imóveis que precisam de reforma com o objetivo de reformar e/ou restaurar e vender. Esse tipo de investimento é vantajoso pois o valor pago pelo imóvel é relativamente baixo. O investimento em reformas pode ser vantajoso pois imóveis bem conservados tendem a ser mais valorizados, o que tende a aumentar o preço de revenda, 

Investindo em imóveis alto padrão 

Num período de Selic com baixa histórica, investidores diminuem suas aplicações em renda fixa. No caso de aplicações em renda variável, a instabilidade e incerteza está ligada a não saber se a economia irá se recuperar num futuro próximo.

Assim, o aumento em ativos imobiliários tem aumentado significativamente. Além disso, o aumento na compra de moradias de alto padrão está ligado a um “novo normal” que pede mais espaço para a convivência em família e trabalho de maneira remota.

Esses fatores tornam o mercado imobiliário de alto padrão um mercado em ascensão no cenário econômico brasileiro. Para quem busca investir em casas e apartamentos, a hora é agora!

O Blog da Axis 21 é atualizado semanalmente com novidades. Até a próxima!