iptu 2020

O início de um novo ano é marcado pelo pagamento de alguns importantes impostos e tarifas. Os talões do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), por exemplo, começaram a ser entregues no começo de janeiro. 

Pensando nisso, preparamos este guia para esclarecer dúvidas a respeito de prazos, condições de pagamento e outras dicas essenciais. Confira! 

O que é o IPTU? 

O Imposto Predial e Territorial Urbano é um imposto coletado de quem tem um imóvel urbano. Isso inclui casas, apartamentos, salas comerciais e quaisquer propriedades localizadas em uma região urbanizada. Todo o valor arrecadado fica no município.

Taxa de Coleta de Lixo

Em Curitiba, além do IPTU, deve-se pagar a Taxa de Coleta de Lixo (TCL). O valor da coleta já consta no carnê e continua sendo de R$ 275,40 ao ano, um total de R$ 0,75 por dia. Para imóveis isentos de IPTU, o valor recebe um desconto de 50%.

Descontos 

Para quem deseja optar por pagar à vista, há um desconto de 4%. Para conseguir a redução, o valor deve ser quitado até o dia 10 de fevereiro de 2020.

Parcelamento 

Outra opção para pagamento é o parcelamento. O IPTU pode ser parcelado em até dez vezes, sem o desconto. O vencimento das mensalidades ocorrerá entre os dias 11 e 15 de cada mês, de fevereiro a novembro. As datas estão especificadas no próprio carnê do IPTU.

Alíquotas

As alíquotas utilizadas para calcular o IPTU continuam as mesmas de 2019. A variação de 0,2% a 1,1% serve para imóveis residenciais. No caso dos imóveis comerciais, o percentual varia entre 0,35% a 1,8. A variação para os terrenos fica entre 1% e 3%. 

Esses percentuais incidem sobre o valor venal do imóvel, estimativa feita pelo poder público a fim de determinar quanto vale determinado bem. Esta informação é então utilizada como base de cálculos para tarifas e impostos. 

Reajustes em 2020 

De acordo com a Prefeitura de Curitiba, o reajuste no IPTU varia de 7,27% a 10,27%. O reajuste foi baseado na soma de dois critérios: 

  • Lei complementar, que estabelece reajuste de 4% para imóveis edificados e 7% para imóveis não edificados
  • Correção monetária de 3,27%, medida pelo Índice de Preços do Consumidor Amplo (IPCA) 

Segunda via do carnê 

Todos os carnês do IPTU devem ter sido entregues até o fim de janeiro. No entanto, para quem deseja segunda via ou pagar antecipadamente, basta acessar o site da prefeitura. É só clicar aqui

O que achou do nosso guia? Ficou com mais alguma dúvida, tem mais alguma dica ou sugestão? Conta pra gente nos comentários! O Blog da Axis 21 é atualizado semanalmente com novidades. Até a próxima!