investir em imóveis

Diversas projeções realizadas por especialistas vêm indicando 2020 como um ano de crescimento para o setor imobiliário. As pesquisas mostram um otimismo após anos de um cenário político e econômico instável no país. O setor já havia marcado uma retomada ao apresentar um aumento de 0,3% em 2019, sendo a primeira alta em cinco anos. 

Outros acontecimentos, como a redução histórica da Selic e a queda nos juros de financiamento (iniciada pela Caixa e seguida por bancos de iniciativa privada) também são bons indicativos de que o setor imobiliário tem potencial para ser um destaque para a economia deste ano.

Em meio a esse cenário, em que o aumento no número de construções e lançamentos é notável, surge o novo coronavírus. Com as medidas de isolamento social adotadas recentemente, construtoras e incorporadoras agora debatem como serão os próximos meses - e anos - para a construção civil e ramo imobiliário. 

Ainda que vários setores da economia estejam enfrentando um momento delicado, especialistas apontam que investir em imóveis pode ser uma atitude extremamente inteligente neste momento de crise. Confira alguns motivos: 

Ativos imobiliários oferecem segurança

Com a pandemia causada pelo novo Coronavírus, o momento é de instabilidade e incerteza. O mercado financeiro tem enfrentado grandes oscilações nas taxas e inflação, além das quedas em ações nas Bolsas de valores. 

Isso faz com que investimentos em renda fixa, por exemplo, pareçam menos atrativos. 

Investir em imóveis, no entanto, historicamente sempre foi uma solução para aplicar seu dinheiro de maneira segura e obter retorno maior, à curto prazo, se compararmos com outras alternativas de investimento. 

O ramo imobiliário pode ser especialmente interessante se considerarmos fatores como o potencial de valorização do local e do imóvel com o passar do tempo, por exemplo.

As taxas estão favoráveis 

A taxa básica de juros (Selic) vem registrando quedas desde, pelo menos, julho de 2019. Na próxima semana, é prevista uma nova queda de 0,5% ponto, o que colocaria a taxa de juros em 3,25%. 

Essas quedas possuem grande influência nas taxas e condições de financiamento de imóveis (confira aqui nosso artigo completo a respeito da Selic). 

De maneira resumida, a nova queda na Selic pode tornar a compra de imóveis ainda mais facilitada. Para quem pretende investir, o momento é certamente favorável! 

Busca por imóveis se mantém 

Além dos fatores acima, uma boa razão para considerar investir em imóveis é que, apesar da crise, ainda há muita procura. 

Segundo pesquisa realizada pelo jornal Gazeta do Povo, cerca de 55% das pessoas que pretendiam comprar um imóvel ainda mantém esse plano. 33% destes pretendem adquirir um imóvel nos próximos doze meses, e 17% nos próximos dois anos. 

Caso você deseje comprar para vender, essa é definitivamente uma informação a ser levada em conta.

O que achou do conteúdo? Escreva pra gente usando os comentários! O Blog da Axis 21 é atualizado semanalmente com novidades. Até a próxima!