mercado imobiliário 2020

Comprar um imóvel requer muito preparo e pesquisa prévia. Afinal de contas, estamos falando de um investimento de grande porte. Dessa forma, é imprescindível garantir que seu dinheiro esteja sendo aplicado numa oferta justa e compatível com a realidade do mercado imobiliário atual. 

Quer saber se 2020 é um bom ano para investir em um novo imóvel? Interessado em descobrir quais são as principais projeções e taxas para o mercado imobiliário esse ano? Confira! 

Procura de imóveis aumenta

Se investir em um novo imóvel é um dos seus planos para 2020, saiba que você não é o único. Na verdade, segundo pesquisa feita pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), há um crescimento considerável na procura por imóveis a partir do último semestre de 2019. 

A busca saltou de 26% para 38%, boa parte dessa parcela esperando que o preço dos imóveis permaneça estável. 

O crescimento da demanda também se deve a uma melhora no nível de renda e confiança por parte dos consumidores. Assim, levando-se em consideração o cenário acima, 2020 tende a ser um um bom ano para investir numa nova casa ou apartamento.

Subida abaixo da inflação 

O valor médio de venda dos imóveis residenciais apresentou elevação de 0,16% no primeiro mês de 2020, de acordo com o índice Fipezap. Entretanto, o aumento ficou abaixo da inflação esperada para o mês de janeiro, que foi de 0,34%. Isso significa dizer que houve queda real de 0,18% no valor dos imóveis. A alta, considerada tímida, deve garantir espaço para melhores propostas e negociações.

Financiamento 

Para aqueles que pretendem financiar, boa notícia: as condições atuais se mostram extremamente vantajosas. No fim do ano, a Caixa anunciou que as taxas de crédito imobiliário partirão de 6,75% ao ano. 

A iniciativa privada também teve uma atitude similar. Bancos como Bradesco, Itaú, BB e Santander têm trabalhado com taxas médias em torno de 7,0% a 8,0% ao ano (clique aqui para saber mais sobre a baixa nos juros). 

Essa mudança aconteceu após uma retomada de uma confiança econômica, bem como uma recente forte queda nos juros. A Selic caiu de 6,5% para 4,5% ao ano durante o último semestre de 2019 (saiba mais). É esperado que, em fevereiro, um novo corte de mais 0,25 ponto percentual aconteça, para então manter a taxa de 4,25% até o fim de 2020. 

Todos esses aspectos apontam que, de modo geral, comprar um imóvel em 2020 tende a ser um bom negócio

O que você achou do conteúdo? O Blog da Axis 21 é atualizado semanalmente com novidades. Até a próxima!