projeções mercado imobiliário 2021 comprar imóveis alto padrão curitiba

Com a chegada do ano novo, diversos especialistas começam a divulgar suas projeções para os diversos setores da economia no Brasil e no mundo. Felizmente, grande parte dos mercados está mais otimista em relação a um cenário econômico pós-pandemia. 

Esse otimismo não é uma exceção no mercado imobiliário, em que as primeiras projeções para 2021 já começam a ser noticiadas. Confira mais detalhes a seguir! 

2020 e o mercado imobiliário 

O Produto Interno Bruto do setor imobiliário registrou uma queda de 2,5% no ano de 2020. Os dados são do Sinduscon, o Sindicato da Indústria e Construção. Os motivos para isso são, principalmente, relacionadas à uma brusca queda nas atividades comerciais em decorrência do coronavírus. 

Esse cenário instável trouxe, além de uma queda no número de vendas - especialmente nos meses iniciais da pandemia -, uma sensação de incerteza para quem anteriormente estaria buscando um novo imóvel. Compradores eventualmente deixaram o sonho do novo lar para depois, e investidores postergaram investimentos que em condições normais teriam sido concluídos. 

Entretanto, a sensação inicial de insegurança foi substituída por uma certeza que há muito tempo é apontada por especialistas: em eventuais crises, investir em ativos imobiliários é uma alternativa lucrativa e inteligente. 

Assim, o setor imobiliário passou por um período de crescimento no segundo semestre, e 2021 tem tudo para ser um cenário ainda melhor. 

2021: crescimento e otimismo no setor imobiliário 

Apesar da instabilidade gerada em 2020, é muito provável que 2021 seja o ano em que o crescimento já ensaiado em anos anteriores à pandemia volte com força total. É esperado, a princípio, que o PIB setorial tenha uma alta de 3,8%. 

Essa expectativa se dá por algumas razões. Estudos apontaram que as subsequentes quedas na Selic tornaram a aquisição de imóveis mais facilitada e atrativa. 

Isso é interessante para quem deseja comprar para morar, uma vez que as taxas de financiamento sofreram influência direta das quedas da taxa básica de juros. 

A Selic em baixa também interessa em quem compra para investir, principalmente se observarmos que os resultados para quem investe em renda fixa ou ações não têm sido satisfatórios. 

Com a retomada de um cenário econômico mais aquecido, é bem provável que os imóveis de diversas finalidades sejam valorizados durante 2021. Por isso, para quem deseja um novo imóvel para construir sua história ou para investir, o momento de comprar é agora!

O Blog da Axis 21 é atualizado semanalmente com novidades. Até a próxima!