O closet pode ser definido como um guarda-roupas adaptado para servir também como vestiário. Ter um closet mostra-se extremamente vantajoso, uma vez que é possível guardar as roupas de forma mais espaçada e ordenada. 

Entretanto, muitas pessoas possuem dúvidas de como montar, organizar e decorar o closet de uma maneira prática e com personalidade. Pensando nisso, preparamos várias dicas para você montar ou reformar seu closet da melhor maneira possível. Confira!

Local e tipo de closet 

closet roupas
closet de casa organizador

Ao montar um closet em casa, é necessário pensar em alguns detalhes cruciais. Um deles é o lugar em que ele será montado. Geralmente, as pessoas optam por montar um closet em um espaço integrado ao quarto ou suíte, mas isso não é obrigatório. Um cômodo desocupado é um exemplo interessante de onde seu closet pode ser construído. 

Com o espaço já selecionado, é necessário pensar no tipo de closet desejado. Os modelos com portas e armários possuem uma pegada mais tradicional, uma vez que remetem mais aos guarda-roupas. Já os closets sem portas são mais modernos, mas as peças de roupa e acessórios expostos o tempo todo exigem que o local seja arrumado constantemente. 

Organizando o closet

closet de casa lugar

A partir da escolha do espaço em que o closet será montado, é hora de pensar na questão de organização. Afinal de contas, você precisa de um closet que seja funcional e ofereça facilidade na hora de escolher o que vestir. O ideal é que cada tipo de peça de roupa possua um espaço separado, para que não haja misturas no closet. 

Gavetas, cabideiros, araras e ganchos são itens essenciais para arrumar suas peças de roupa de maneira adequada. Também é interessante um espaço de 1 ou 2 centímetros entre peças de roupa como blusas, camisas e vestidos, para uma sensação maior de “respiro”. Além disso, peças mais separadas facilitam a visualização. 

guarda roupa organizado
decoração de casa organização

Para os sapatos, é interessante investir em divisórias organizadoras que permitam que os pares sejam guardados juntos. A divisão também permite mais facilidade na hora de limpar, além de possibilitar uma categorização por cor e por tipo. 

O mais importante é saber que a organização do closet está muito atrelada ao estilo de vida. Quem trabalha em um ambiente corporativo irá precisar de um closet que contemple e facilite a organização de ternos e peças sociais, por exemplo. Seu closet deve ser sob medida para suas necessidades! 

Closet de casa: decoração e personalização

Os detalhes fazem toda a diferença na hora de montar um closet perfeito. O espaço deve ser montado de maneira a refletir seu estilo de vida e jeito de ser. 

Os corredores do closet devem ter espaço suficiente para transitar, experimentar as roupas e caminhar. As luzes devem ser suficientemente intensas para iluminar as peças de roupa e acessórios, facilitando a escolha. Os espelhos são itens essenciais, tanto para a prova das roupas quanto para que o ambiente pareça mais amplo e espaçoso. 

Uma decoração com papéis de parede também é bem vinda. Arranjos florais, fotos e quadros podem estar presentes, criando ainda mais um senso de personalidade. Moodboards com suas inspirações e ideias para próximos looks também são ótimas pedidas. 

E aí, o que achou das dicas? Conta pra gente usando os comentários. O Blog da Axis 21 é atualizado semanalmente com novidades. Até a próxima!