Chegou o Natal! Essa maravilhosa época vem para celebrar, com o nascimento do Menino Jesus, a união e o amor que une pessoas e famílias ao redor do mundo. Em diversos cantos do planeta, cidades montam decorações para lá de especial para comemorar essa data tão especial. 

É possível observar particularidades e tradições específicas de cada país. Em alguns lugares, o Natal é comemorado durante o inverno. Já em outros, é o verão a estação vigente. Tudo isso faz com que essa data comemorativa tenha tradições e costumes muito particulares de cada região. É o que você irá ver por aqui hoje. Confira! 

França 

Um costume muito adotado pelos franceses na época de Natal está relacionado com fazer as pazes. O feriado típico lá também ganha um caráter de recomeço nas relações com amigos e família. Nas ruas, uma tradição que ganha cada vez mais força são as marchés, que são as feiras de rua que comercializam produtos e alimentos típicos do Natal. E a decoração, é claro: com as cores típicas. Lindo demais! 

Índia 

Apesar de o hinduísmo e o islamismo serem as religiões predominantes na Índia, a parcela da população cristã também aproveita o fim do ano para celebrar o Natal por lá. Ainda que não seja com a mesma relevância que em outros locais do mundo, os costumes adotados são bem semelhantes aos que vemos ao redor do mundo: montagem de árvores de Natal, luzes decorativas, troca de presentes e até, é claro, o famoso Papai Noel! 

Estados Unidos 

Os preparativos para o Natal norteamericano já começaram há praticamente um mês, com a comemoração do feriado de Ação de Graças. Desde então, as famílias começam a antecipar a chegada do inverno, que compõe muito da decoração típica utilizada durante as festas de fim do ano estadunidense. 

A decoração é aquela que costumamos ver na cultura pop: meias decoradas à frente da lareira, neve por toda a parte, luzes brilhantes, biscoitos de gengibre, entre outros. E, é claro, muito comércio. A imagem acima, por exemplo, é da imponente árvore de Natal instalada junto ao Rockefeller Center, na mais famosa avenida de Nova York, a Times Square. Incrível! 

Japão

Na terra do sol nascente, não há muitos cristãos. Além disso, nos anos 80, a publicidade japonesa importou o feriado para lá como uma espécie de “Dia dos Namorados”, com a premissa de que a época é perfeita para que os casais troquem presentes. 

Desta forma, a data por lá possui um valor muito mais comercial do que uma tradição propriamente dita. É mais ou menos o que ocorre com o Halloween ao redor do mundo. Contudo, a data ganha cada vez mais força no país, já sendo possível encontrar algumas decorações típicas por lá. 

Austrália

Na terra conhecida pelos famosos cangurus, o Natal possui uma semelhança com o Brasil: é comemorado durante o verão. Por isso, nada de neve! Pelo contrário, por lá eles utilizam justamente as praias e o clima aquecido para criar uma decoração, no mínimo, diferente. 

A chegada do Papai Noel é feita de maneira inusitada: surfando! E, ao contrário de outros lugares, a Véspera de Natal não é comemorada na Austrália. 

Comemora-se somente no almoço do dia 25 de dezembro, quando a população aproveita para comer e ter um momento em família. O dia seguinte é conhecido por ter diversas liquidações, levando o povo australiano às compras! 

Certamente deu para saber um pouco mais sobre como essa data tão especial é comemorada ao redor do mundo, não é mesmo? Nossa equipe deseja a todos um Natal maravilhoso. Esse ano foi certamente desafiador, mas sairemos dessa ainda mais fortes e unidos. Boas Festas a todos! 

O Blog da Axis 21 é atualizado semanalmente com novidades. Até a próxima!