Nos últimos anos houve um significativo aumento na preocupação acerca dos impactos ambientais que nossas atitudes podem ter. Por isso, as discussões sobre sustentabilidade se popularizaram e se tornaram um estilo de vida para muita gente.

O chamado “green living” (vida verde, em tradução livre) parte da premissa de tentar diminuir ao máximo os impactos ambientais no dia a dia. Isso significa repensar o consumo e de que forma este pode impactar no meio ambiente e no futuro como um todo.

Obviamente, esse conceito se expandiu também para outros setores, como o imobiliário. Assim, temos hoje casas que já são projetadas para serem mais amigas da natureza, reduzindo os impactos e ressignificando o consumo.

Quer alguns exemplos do que está sendo feito em casas para torná-las mais sustentáveis? Confira!

Madeira plástica - sustentável e versátil

Feita a partir da recuperação de matéria-prima, a chamada madeira plástica tem sido usada como alternativa à madeira convencional por ser ecologicamente correta e também mais resistente em várias situações. Mais resistente à umidade e à prova de ferrugem ou apodrecimento, ela não necessita de certificação ambiental e é ideal para áreas externas.

Abaixo, um vídeo que mostra um pouco do processo de produção da também chamada madeira sintética. As possibilidades de uso são diversas. Bom demais!

https://www.youtube.com/watch?v=Odw5QMiOCZY

Móveis ecológicos - decorando com responsabilidade

Está enganado quem pensa que sustentabilidade e estilo não podem andar juntos. Pelo contrário: o mercado dos chamados “móveis ecológicos” está em constante expansão.

As opções são inúmeras: cadeiras, mesas e estantes fabricadas com materiais “eco-friendly” aliados aos mais variados estilos, agradando a gostos modernos ou retrô.

Energia solar - a tecnologia a favor da redução de impactos

A ideia de instalar energia solar em imóveis é muito interessante. As chamadas placa fotovoltaicas absorvem a luz do sol e transformam em energia elétrica. Quando não há sol o suficiente ou o consumo é maior do que a produção energética, o restante da energia fica por conta da distribuidora de energia.

Mesmo sendo considerado um investimento que tenha retorno econômico a longo prazo, esse esforço para obtenção de uma “energia limpa” é muito importante para diminuir os impactos ambientais.

A Axis 21 tem alguns imóveis que possuem essa tecnologia. Esse  imóvel alto padrão, localizado no Campo Comprido, une uma arquitetura moderna, área verde e energia solar fotovoltaica. Conta também com amplas janelas para que a luz possa entrar em casa durante o dia todo. É beleza e sustentabilidade num imóvel só. Não é incrível?

Na sede da Axis 21, também utilizamos de energia solar fotovoltaica. Assim, conseguimos tornar nosso consumo de energia mais econômico e sustentável. A instalação foi feita pela empresa Solar Green, empresa especializada nesse tipo de tecnologia.

E aí, gostou? Não deixe de ficar por dentro de todas as novidades do Blog da Axis 21, atualizado semanalmente. Até a próxima!