Adquirir um imóvel é um momento inesquecível. Após todas as negociações e burocracia, o negócio é fechado e você está pronto para ir para seu novo lar. No entanto, antes disso existe um momento que pode ser assustador para muitas pessoas: arrumar a mudança. Só de pensar na desmontagem de móveis e encaixotar eletrodomésticos, itens pessoais e de decoração... já parece um verdadeiro desafio.

Uma maneira interessante de lidar com a mudança é listar todos os afazeres e detalhes para que nada passe despercebido. Curioso para descobrir outras dicas para enfrentar esse período com mais tranquilidade? Então vamos lá!

Primeiro de tudo, visite o imóvel (mais uma vez)

Apesar de você provavelmente já ter visitado o imóvel, antes da mudança é importante fazer isso mais uma vez. Faça agora para checar com mais precisão o lugar que seus móveis e decoração ocuparão na nova casa. Dessa forma, você terá mais certeza de que cada coisa ficará em seu devido lugar. Use e abuse da trena e da fita métrica!

Mudança de endereço: correspondência e outros serviços

Um detalhe que costuma ser lembrado apenas de última hora é a mudança de endereço para entrega de correspondência. É imprescindível entrar em contato com as empresas prestadoras de serviços como telefonia e Internet e realizar a alteração de cadastro para seu novo endereço, ou ainda aproveitar para solicitar que esse tipo de correspondência seja recebida via e-mail (o planeta agradece!). Assim, você já irá chegar na nova casa com uma preocupação a menos. E, acredite, isso fará toda a diferença.

Contratando o frete

Certifique-se de escolher uma empresa competente e responsável para realizar o transporte dos seus móveis e pertences. Afinal, você precisa garantir de que tudo chegará são e salvo. Na Internet, compare empresas e pesquise orçamentos, avaliações de outros indivíduos que já fizeram o frete ou peça indicações para alguém de confiança.

Lembre-se também de contratar um seguro para sua mudança, o que irá garantir que você não sofra prejuízos materiais no ato do transporte. Importante: não feche negócios com empresas que não transmitam segurança ou que tenham preços duvidosos. Todo cuidado é pouco!

Confira nosso artigo sobre como vender sua casa mais rapidamente!

Cada coisa em seu lugar

Empacotar tudo. Definitivamente a hora mais temida, em que a sensação de "por onde começar?" toma conta. Entretanto, um pouco de organização vai tornar sua vida muito mais fácil. Primeiramente, encontre caixas adequadas para guardar seus pertences. Alguns objetos mais leves podem ser guardados em caixas de papelão comum. Outros pertences, mais pesados, talvez precisem de caixas mais resistentes, como as de madeira. 

Aproveite também para fazer desse o famoso "momento desapego". Roupas e pertences que não fazem mais sentido podem ser doados. Objetos maiores, como decoração e mobília, podem ser vendidos em lojas de usados ou de antiguidades. Comece sua história em sua nova casa levando apenas o que você faz questão que esteja nessa nova fase da sua vida! 

Outra dica para ajudar na organização é etiquetar todas as caixas. Dessa maneira, você não precisará abrir o embrulho para descobrir o que há dentro dele, e já pode direcionar cada caixa para o devido cômodo na casa nova. 

Um último conselho que pode te poupar momentos de estresse: fotografe aparelhos eletrônicos para ter certeza de como instalá-los na nova casa. Com tantos fios e detalhes, fica difícil lembrar como fazer tudo funcionar perfeitamente. Não esqueça!

Arrumando seu novo lar

O dia chegou e a mudança foi realizada. Agora, hora de botar a mão na massa. Coloque cada caixa ao cômodo que pertence, para deixar tudo mais fácil. 

Num primeiro momento, o foco é tentar organizar dois cômodos que são ocupados com frequência por todos: cozinha e banheiro. Depois disso, passe para quartos e outros ambientes. 

Caso você não se sinta confortável morando em um ambiente desorganizado, talvez seja interessante procurar um hotel para "morar" nos primeiros dias de mudança. Se essa for sua escolha, prepare uma mala com roupas, produtos de higiene e outros objetos pessoais. Pense nisso como se fosse arrumar bagagem para um feriado prolongado. 

Serão dias - ou até semanas -  de organização, mas quando tudo estiver pronto, certamente valerá a pena. Seja bem vindo (a) ao seu novo lar!