Para quem deseja adquirir uma nova propriedade, saber detalhes a respeito da planta do imóvel é imprescindível. 

A planta é uma maneira de avaliar se a casa ou apartamento são um bom negócio, por exemplo. Além disso, pode-se descobrir detalhes acerca do projeto que podem ser muito valiosos na hora de tomar uma decisão de compra. 

Por isso, hoje vamos falar sobre as definições, utilidades e como fazer para encontrar e solicitar a planta de um imóvel. Vamos lá! 

O que é a planta de um imóvel?

Basicamente, é na planta do imóvel que estão contidas as informações estruturais de uma determinada construção. É na planta que podem ser observadas especificações de medidas de cômodos, além do posicionamento e quantidade de itens como janelas, portas e paredes. 

Tipos de planta 

Existem diversos tipos de planta, e o uso de cada uma depende das necessidades do solicitante ou do projeto. Abaixo, listamos os principais. Confira! 

  • Planta baixa: ilustra o espaço de uma construção em uma projeção horizontal. Isto é, uma representação dos cômodos e detalhes do imóvel como se fosse visto de cima, excluindo o teto. Esse tipo de planta permite saber mais sobre dimensões, quantidades e tamanhos de cada área do imóvel. 
  • Planta humanizada: pensada para ser uma representação de fácil entendimento, esse tipo de planta contém as mesmas informações da planta baixa, mas adiciona a distribuição de móveis e conta com representações coloridas de detalhes como o piso. Esse tipo de planta serve para dar uma ideia mais assertiva em questões de arquitetura e decoração. 
  • Planta elétrica: informa a respeito das tomadas, voltagens e pontos de energia contidos no projeto 
  • Planta hidráulica: nessa planta, estão contidas representações de toda a parte de encanamentos e tubulações de água disponíveis no imóvel. 

Por ser um documento que representa uma construção extremamente complexa, a planta de qualquer imóvel deve ser enviada para a prefeitura, uma vez que ela é solicitada para que o alvará seja emitido e a obra possa ser autorizada. 

Utilidade

A planta do imóvel é útil e importante em diversas etapas. Antes mesmo do começo da obra, a planta serve para quantificar e calcular os materiais necessários para que o projeto saia do papel. 

Qualquer problema ou observação referentes do local da construção também devem constar na planta. Dessa forma, podemos afirmar que esse documento garante que o sucesso seja executado de maneira segura e bem sucedida. 

Para o caso de imóveis já construídos, a planta serve para que um futuro comprador, por exemplo, saiba mais informações sobre o imóvel que está prestes a adquirir. Dessa forma, a negociação será mais acertada e transparente. 

A planta também serve para apontar a necessidade de eventuais reformas, ou ainda possíveis danos na rede elétrica ou hidráulica.

Onde encontrar a planta do meu imóvel? 

A ação de solicitar ou recuperar a planta de um imóvel é mais simples do que parece. Uma vez que as construções precisam ser previamente cadastradas e autorizadas pela prefeitura, é possível encontrar a planta do seu imóvel na sede da prefeitura da cidade. 

Com a planta em mãos, certamente será possível ter acesso a diversos detalhes a respeito do imóvel em que você mora ou deseja morar. Tudo isso garante mais segurança e transparência na hora de construir, comprar ou vender. 

O Blog da Axis 21 é atualizado semanalmente com novidades. Até a próxima!