O financiamento é uma das maneiras mais populares de aquisição de um imóvel no Brasil. É preciso, contudo, buscar sempre as melhores oportunidades e as taxas e prazos que ofereçam maiores vantagens. Afinal de contas, estamos falando de uma dívida que tende a se estender por várias décadas. 

Por isso, muitas pessoas têm recorrido à portabilidade de financiamento imobiliário. Nos últimos anos, as quedas da Selic tornaram esse tipo de estratégia ainda mais popular. Mas você sabe exatamente do que se trata a portabilidade de crédito, e como utilizá-la para tornar o seu financiamento imobiliário ainda mais atrativo? 

Pensando nisso, preparamos um guia completo com várias dicas, visando tornar a compra do seu imóvel ainda mais facilitada. Confira! 

Como funciona a portabilidade de financiamento imobiliário?

Além da dívida em si, um fator que deve ser levado em consideração na hora de financiar são as taxas de juros. Por isso, quem busca a portabilidade do financiamento está, também, procurando reduzir a dívida. 

Entretanto, este não é o único fator decisivo para quem deseja transferir o financiamento para outro banco. Fatores como atendimento e suporte da instituição financeira durante os anos de pagamento também fazem a diferença na escolha. 

Antes de tomar a decisão, o comprador pode solicitar um extrato do Custo Efetivo Total (CET), além de uma cópia do contrato atual e informações a respeito do saldo devedor. Com essas informações reunidas, chega o momento de buscar um banco que ofereça condições mais atrativas e que, obviamente, ofereça taxas de juros menores. 

Portabilidade de financiamento imobiliário vale a pena? 

Antes de tomar qualquer decisão, é interessante avaliar os custos e vantagens que essa operação pode ter. No caso dos custos, podemos citar valores referentes à taxa de abertura de crédito e elaboração de cadastro no novo banco, que eventualmente pode ser negociável em algumas instituições. 

Além disso, é necessário realizar a transferência do imóvel para o novo banco, e o custo aqui varia de acordo com o cartório. De maneira geral, a portabilidade de financiamento costuma ficar entre R$3.000 e R$4.000. 

A principal vantagem dessa operação é, sem dúvidas, a redução da dívida. A portabilidade de financiamento pode ser realizada quantas vezes o comprador desejar. Contudo, por se tratar de uma operação um tanto burocrática, o ideal é que as propostas para mudar de banco sejam avaliadas sempre com muito cuidado. 

Dicas para portabilidade do financiamento imobiliário 

  • Não pense apenas nas taxas: é preciso levar em conta também aspectos como qualidade e atendimento da instituição financeira durante o tempo do seu financiamento;
  • Busque as melhores instituições: pesquise com paciência e avalie várias propostas, nem sempre a primeira opção encontradas será a melhor; 
  • Planeje: o que você irá fazer com o montante economizado ao realizar a portabilidade? 
  • Procure a opinião de um especialista no assunto, para ter mais clareza no momento de tomar as decisões. 

O Blog da Axis 21 é atualizado semanalmente com novidades. Até a próxima!