Para que seja um verdadeiro lar, nossa casa ou apartamento deve ser sinônimo de um ambiente que traga tranquilidade, silêncio e privacidade. Para algumas pessoas que moram em apartamento, no entanto, nem sempre é tarefa fácil conseguir um isolamento acústico satisfatório. 

Pensando nisso, nesse texto você entenderá a diferenciar os tipos de ruídos existentes, bem como as principais técnicas e ferramentas para garantir o conforto acústico do seu apartamento. Confira! 

Quais são os tipos de ruído? 

Primeiramente, é necessário verificar a origem do ruído para que seja determinada a melhor solução. De maneira geral, os ruídos podem ser categorizados como: 

  • Ruídos de impacto, sendo aqueles diretamente relacionados aos impactos realizados no apartamento, como passos no andar superior. 
  • Ruídos hidrossanitários, os quais são causados pelo encanamento e tubulação de esgoto do apartamento. 
  • Ruídos aéreos, sendo estes os propagados através de aberturas como frestas e juntas do piso. Alguns exemplos desses ruídos são os constantes sons das ruas, barulho de televisão ou conversas vindo de apartamentos vizinhos. 

Principais maneiras de isolar ruídos 

Uma vez que sejam identificadas as causas e os tipos de ruído, conseguir realizar o isolamento acústico não deve ser uma tarefa extremamente desafiadora. Abaixo, listamos algumas das principais soluções adotadas por moradores de apartamentos que buscam um cotidiano com menos ruído. 

Instalação de janelas acústicas

O uso de janelas acústicas é especialmente recomendável caso seu apartamento esteja localizado em uma região próxima a ruas movimentadas e com trânsito frequente. As janelas acústicas possuem camadas duplas ou triplas de vidro para garantir que os ruídos externos irão permanecer do lado de fora. 

Caso existam regras e padrões específicos a respeito de tamanho de janelas de cada apartamento, é possível encomendar as janelas sob medida em empresas especializadas em isolamento acústico residencial. 

Instalação de forros acústicos 

Outra solução para diminuir os ruídos de casa é a instalação de forros acústicos, que garantem um isolamento satisfatório e não demandam um alto investimento. No entanto, é necessário ficar atento à instalação, que deve ser feita a fim de não deixar furos ou frestas pelas quais os futuros ruídos possam vazar. 

Portas reforçadas 

Muitas portas comuns costumam ser ocas, o que é ineficiente na busca por isolamento acústico. Para melhor resultado, é possível substituir a porta por uma de madeira maciça ou aumentar a espessura com da porta uma folha de MDF.  

Tapetes e carpetes 

Tapetes e carpetes são bons para que o morador do apartamento consiga reduzir o impacto e, consequentemente, o ruído ouvido por vizinhos do andar de baixo. Essa é uma alternativa barata de isolamento acústico e, certamente, irá garantir seu conforto e o de outros moradores do edifício. 

É importante frisar que a NBR, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) estabelece índices mínimos de isolamento para paredes, coberturas, paredes e fachadas de construções residenciais. 

Por isso, em uma eventual visita a um imóvel, perguntar à respeito do isolamento acústico do imóvel escolhido é recomendável. 

O Blog da Axis 21 é atualizado semanalmente com novidades. Até a próxima!