imóvel direto do proprietário curitiba 2020 imobiliária

Algumas pessoas acreditam não precisar do auxílio de uma imobiliária especializada para adquirir um imóvel, preferindo muitas vezes que a transação de compra seja realizada diretamente com o proprietário. 

Entretanto, por mais flexibilidade e facilidade que essa prática pareça oferecer, é provável que comprar direto do dono seja uma atitude que tenha mais riscos do que benefícios. 

Pensando nisso, preparamos um post para mostrar quais os principais riscos envolvidos em comprar diretamente do proprietário. Confira! 

Dificuldades com burocracia e documentação 

A compra de um imóvel passa por diversas etapas, e o processo burocrático é algo que exige extremo conhecimento e atenção. A não-entrega de um documento, por exemplo, pode atrasar ou até mesmo inviabilizar totalmente o negócio. Em alguns casos, a desatenção pode levar até mesmo à perda do bem futuramente. 

Por isso, comprar diretamente do dono não se mostra vantajoso, uma vez que, provavelmente, o proprietário não é familiarizado com todos os trâmites e documentos envolvidos para que o negócio seja devidamente oficializado. Todo cuidado é pouco! 

Avaliação acima da realidade do mercado 

Quando realizada por um corretor preparado e experiente, a avaliação imobiliária leva em consideração aspectos positivos e negativos do bem. A partir disso, é possível definir um preço que seja adequado para aquele imóvel naquele momento. 

Esse processo não acontece quando o preço do imóvel é definido pelo próprio dono. Não é incomum que um proprietário desconsidere a necessidade de reformas no imóvel, atribuindo a este um preço acima da realidade ou em desacordo com o mercado atual. 

Reformas e manutenção 

O estado de conservação de um imóvel não é baseado somente em aspectos visíveis. Alguns detalhes como o funcionamento da parte elétrica e hidráulica podem estar apresentando problemas, mesmo que de maneira silenciosa e não evidente. 

Isso tudo pode ser evitado com a vistoria de um profissional do mercado imobiliário, que costuma investigar exatamente esse tipo de problema. Se a compra for realizada diretamente com o proprietário, pode ser que a necessidade de reparos nem seja percebida. 

Dívidas antigas 

Alguns proprietários, seja por esquecimento ou mesmo por má fé (e, acredite, o último item não costuma ser incomum), podem deixar algumas taxas e impostos caírem no esquecimento. E, se a compra do imóvel é feita direto do dono, essas tarifas extras podem ter que ser pagas pelo novo proprietário. 

Esse tipo de situação é evitada quando há a intervenção de uma assessoria imobiliária durante todo o processo. Caso existam valores pendentes, o valor será descontado do preço do imóvel ou cobrado do vendedor. 

O imóvel não é o ideal 

Além de conferir todos os aspectos listados acima, é necessário garantir que a compra não será feita por impulso. Isso nem sempre é possível quando se compra direto do dono, uma vez que a aparente facilidade pode te fazer fechar um negócio que nem sempre será verdadeiramente vantajoso. 

Ao comprar um imóvel, é necessário avaliar muito mais que o preço ou o aspecto físico. É necessário saber se o bairro, a disponibilidade de facilidades, lojas e serviços, transporte e mobilidade urbana combinam com o seu estilo de vida. 

Todos essas variáveis são levadas em consideração em conversas com um corretor experiente, que irá buscar opções de imóveis que estejam adequadamente alinhadas com as suas necessidades. 

Compra segura é na Axis 21! 

Para evitar todos estes riscos e, além disso, garantir que seu dinheiro seja investido no imóvel certo, conte com a Axis 21. Nossa equipe é preparada para encontrar a melhor opção de casa ou apartamento para você. Acesse nosso site e entre em contato! 

O Blog da Axis 21 é atualizado semanalmente com novidades. Até a próxima!