Para quem investe no setor imobiliário, é de vital importância estar atento às altas e quedas de taxas que possam influenciar nos negócios. Como já abordamos em outra postagem, uma dessas taxas é a Selic, principal instrumento utilizado pelo Banco Central para que a meta de inflação seja alcançada. 

Quando os aumentos na Selic são realizados pelo Copom, a tendência é que isso se reflita na economia e nos preços de modo geral, uma vez que, via de regra, juros mais altos costumam estimular a poupança e encarecer o crédito.

Por sua vez, a queda da taxa básica costuma estimular a produção, consumo e aumento da atividade econômica, justamente por haver, de modo geral, uma diminuição nos preços e outras taxas. 

Nesse contexto, uma pergunta que pode passar pela cabeça de compradores e investidores é: com a Selic em alta, comprar e investir ainda vale a pena? Confira a resposta a seguir! 

Selic em alta: vantagens de comprar e investir 

A taxa básica de juros brasileira fechou o ano de 2021 em 9,25%, conforme anunciado pelo Comitê de Política Monetária (Copom). Apesar da alta, a porcentagem ainda continua abaixo dos dois dígitos, e os financiamentos ainda continuam atrativos e com boas taxas de juros. 

Por isso, para quem pretende comprar, o momento atual ainda é bastante propício. Além disso, a busca por diversos tipos de imóveis tem aumentado bastante numa realidade pós-pandemia, uma vez que a necessidade de mudanças e adaptações em habitação e estilo de vida é observável. 

Além disso, o momento ainda é propício e seguro para investir em imóveis, principalmente se comparado a outros tipos de investimentos, que costumam ser mais voláteis e influenciados pela Selic com maior intensidade. 

Outro fator que torna o momento bom para comprar e investir é a relação oferta e demanda no mercado imobiliária, que se mantém equilibrada e, segundo especialistas do setor, deve se manter assim pelos próximos anos. 


Com esse artigo, você pôde conhecer melhor as relações e impactos da Selic no mercado imobiliário. Também descobriu que o momento ainda é propício para quem deseja comprar, vender e investir. Se você deseja comprar e investir com segurança no mercado imobiliário de alto padrão, conte com a Axis 21. Até a próxima!