Na sequência de cortes de juros básicos, os bancos privados dão mais um passo que deverá facilitar a compra e financiamento de imóveis. 

Na última sexta-feira (27 de outubro), o Itaú anunciou uma redução na taxa mínima de juros de crédito imobiliário, que foi de 8,30% para 7,45% ao ano mais a taxa referencial. Na sequência, o Bradesco reduziu de 8,10% para 7,30%, se estabelecendo como a menor taxa do mercado. 

Diante dessa ofensiva da iniciativa privada, a Caixa Econômica Federal ainda não revelou se irá reduzir os juros, mantendo a taxa mínima de 8,50% desde o fim do primeiro semestre. Entretanto, a CEF continua sendo líder do setor, tanto em volume quanto no valor de concessões. 

Se levarmos em consideração as cinco maiores instituições do mercado, a taxa mínima média para linhas de financiamento imobiliário fica em 7,91%. 

Queda na Selic 

No final de julho, a Copom baixou a taxa Selic para o menor patamar histórico, passando de 6,5% para 5,5% ao ano. A notícia animadora impactou diversos setores da economia, sendo também responsável por um aquecimento do setor imobiliário. 

Na prática 

A brusca redução das taxas de juros para financiamento imobiliário (que chegaram a beirar 10% e agora estão em torno de 7,5% ao ano), que fomentou a concorrência entre bancos, torna o último trimestre do ano um momento ideal para comprar e financiar seu imóvel. Aproveite o momento para realizar esse importante investimento! 

E aí, o que achou?  O Blog da Axis 21 é atualizado semanalmente com diversas novidades. Até a próxima!