O acesso à saúde e aos avanços tecnológicos em grandes centros urbanos, além de melhorar a qualidade de vida, impulsionou um movimento crescente na expectativa de vida e longevidade para milhares de brasileiros. Com base nisso, uma tendência de mercado vem se consolidando: a demanda por soluções voltadas ao bem-estar e à moradia de qualidade para idosos, especialmente diante da projeção do IBGE de que, em até quarenta anos, pessoas com mais de 65 anos representarão mais de 25% da população total do Brasil.

Consequentemente, surge também uma preocupação muito válida: como comportar pessoas de faixa etária mais avançada, oferecendo a elas a tão merecida qualidade de vida? Além disso, como garantir que os idosos aproveitem essa fase com o máximo de segurança e conforto?

Por isso, muitas construtoras têm encarado este fato como uma oportunidade de negócio e, ao mesmo tempo, uma tendência de mercado, investindo em um novo tipo de moradia: condomínios de alto padrão para idosos.

Mas afinal, quais seriam as principais vantagens de morar nesse tipo de imóvel? Nós, do blog da Axis 21, separamos algumas para você. Confira!

Prezando pela privacidade


Nem sempre indivíduos na terceira idade estão dispostos a se mudar de suas casas. Além disso muitos não querem, por exemplo, abrir mão da individualidade e ir morar com filhos ou em casas de repouso.

Por outro lado, para essa parcela da população, morar em casas em condomínios fechados pode parecer bem mais atrativo. E se estes forem preparados para recebê-los adequadamente, melhor ainda!

Atualmente alguns condomínios alto padrão já oferecem essa possibilidade, com casas e apartamentos já decorados e adaptados para agradar esse público em específico.
Essas moradias contam com portas e corredores mais largos, pisos antiderrapantes e móveis que atendam a diversos padrões de segurança.

Tendência de Mercado -  Condomínios para idosos: pensando no futuro

Localização privilegiada


Outro destaque nessa modalidade de imóvel alto padrão diz respeito à localização. De modo geral, os condomínios ficam localizados em bairros em que bancos, farmácias, bons restaurantes e acesso à saúde sejam próximos e facilitados.

Um exemplo é o São Lourenço Senior Living, inaugurado em janeiro desse ano no bairro São Lourenço, em Curitiba.

Convivência com pessoas da mesma faixa etária  

Além de oferecer imóveis – sejam eles apartamentos ou empreendimentos térreos – mais preparados em seu interior, os condomínios para idosos também se destacam pela variedade de atividades de entretenimento e lazer.O residencial oferece assistência e qualidade de vida especialmente para pessoas acima de 60 anos

São espaços para a prática de esporte, praças para caminhada, salas de TV, música, artesanato e até mesmo cinema. Tudo isso visando proporcionar a melhor experiência possível e aumentar a socialização entre os moradores, em especial os de mesma idade. Incrível!

E aí, o que você achou?

Não deixe de ficar por dentro de todas as novidades e as tendência de mercado no Blog da Axis 21 Imóveis. Até a próxima!