A vistoria de um imóvel busca avaliar a condição e encontrar problemas na estrutura física de um imóvel. Essa avaliação deve ser realizada durante as negociações para comprar um imóvel, garantindo que o futuro dono está ciente de todos os detalhes acerca do bem que está prestes a adquirir. 

A vistoria é também é importante pois identifica detalhes que poderiam passar despercebidos em uma visitação comum. Mas será que você conhece os principais itens a serem avaliados em uma vistoria? Confira! 

Como funciona a vistoria do imóvel? 

Como vimos anteriormente, a vistoria pode ser resumida como uma minuciosa análise da infraestrutura de uma casa ou apartamento. Para tanto, é necessário que essa atividade seja exercida por um especialista. Essa avaliação cabe a um vistoriador ou, em alguns casos, ao próprio corretor. 

Para que a vistoria seja válida, é necessário elaborar um laudo de vistoria. Neste relatório, as informações que devem estar contidas incluem, entre outras: 

  • Tamanho do imóvel: é necessário checar se as dimensões do imóvel estão de acordo com as que foram anunciadas. Para isso, é imprescindível ter em mãos a planta do imóvel. 
  • Estado de conservação dos móveis, para o caso de casa ou apartamento previamente mobiliados. 
  • Instalações elétricas e hidráulicas: é necessário avaliar se o quadro de luz está dentro das normas técnicas de segurança, além de verificar o funcionamento de tomadas, chuveiros, interfones e campainhas. Quanto à parte hidráulica, o vistoriador deve ter a certeza do bom funcionamento de torneiras, descargas e encanamentos do imóvel. 
  • Pintura e rachaduras: é necessário analisar o estado de conservação das paredes, procurando por rachaduras, bolhas, manchas e outras imperfeições nos ambientes. 
  • Pisos, forros, revestimentos: a avaliação deve garantir que essas estruturas estão firmes e em bom estado de conservação. 

É importante que a vistoria seja registrada de maneira visual. Portanto, o uso de um celular ou câmera é recomendado. A partir dessa vistoria, são registrados de maneira formalizada os itens que precisam de reparos. Tudo isso mostra, para o futuro comprador, o estado de conservação de sua eventual futura propriedade. 

Comumente, a vistoria gera o chamado laudo de vistoria, o qual atesta realmente a questão de infraestrutura de determinada casa ou apartamento. A partir dessa vistoria, será possível realmente avaliar o valor de um imóvel, garantindo que o comprador estará fazendo um bom negócio. 

O Blog da Axis 21 é atualizado semanalmente com novidades. Até a próxima!