O sonho da vida acadêmica faz com que muitos jovens procurem outra cidade para morar. Afinal de contas, nem todas as cidades oferecem variedade nas opções de curso ou são pólos universitários. 

A infraestrutura e organização da cidade, bem como um bom sistema de transporte coletivo fazem de Curitiba uma ótima escolha para aqueles que pretendem ingressar na vida universitária. Mas quais são as principais e mais tradicionais universidades da capital paranaense? 

Pensando em responder esse questionamento, listamos as universidades (públicas e privadas) que mais despertam o interesse daqueles que vêm estudar em Curitiba. Confira! 

Universidade Federal do Paraná - UFPR

A universidade mais tradicional do Paraná possui enorme variedade de cursos. São opções na área de humanas, exatas e biológicas. Com mais de um século de existência, a renomada UFPR entrega uma experiência universitária bem conceituada, sendo ótima também para quem tem a intenção de ingressar em programas de Mestrado e Doutorado. 

Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

Com mais de 60 anos de história, a PUC afirma prezar pela excelência educacional e fomentar o empreendedorismo e a inovação. A universidade católica conta com diversos cursos de graduação e educação continuada. 

Em 2016, a PUCPR foi considerada pela lista The Higher Education como uma das 50 melhores universidades da América Latina. 

Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná oferece ensino técnico integrado e também o ensino superior. É conhecida principalmente por suas opções voltadas à área tecnológica, mas também possui outros cursos de Bacharelado e Licenciatura. A UTFPR também se mostra promissora para aqueles que desejam estender sua formação para além da graduação. 

Universidade Positivo (UP) 

Com diversos câmpus em Curitiba (destaque para Ecoville e Santos Andrade), a Universidade Positivo vem ganhando destaque prezar por um ensino mais prático e profissionalizante. As opções para estudo vão desde cursos técnicos, passando por graduação e pós graduação, além de cursos de educação continuada. 

Bairros para morar em Curitiba 

E aí, já escolheu em que universidade estudar? Então, é hora de escolher em que bairro morar. Essa é uma decisão importante, já que o ideal é que o campus seja o mais próximo possível de sua residência. Então, pesquise com atenção e escolha a melhor região para as suas necessidades. 

Abaixo, listamos os principais bairros da capital paranaense. Alguns da lista já possuem posts individuais aqui no blog e outros sugerimos os melhores imóveis para morar. Não deixe de clicar e conferir mais detalhes! 

Batel

Centro

Ecoville

Cabral

Bigorrilho / Champagnat

Mercês

Campo Comprido

Santa Felicidade 

Água Verde

Cristo Rei

Vila Izabel

Ahú 

Centro Cívico 

Bacacheri 

Juvevê 

E aí, o que achou do conteúdo? Tem alguma dúvida sobre algum bairro de Curitiba? Conta pra gente nos comentários. O blog da Axis 21 é atualizado semanalmente com novidades. Até a próxima!